O que é gengivite e a doença periodontal? Como tratar?

A gengivite é o primeiro estágio da doença, a gengiva apresenta-se inflamada, vermelha e inchada ao redor dos dentes, sangram durante a escovação e uso do fio dental. O paciente pode apresentar alterações no hálito e se não tratar evolui para a doença periodontal.

O que causa a Doença Periodontal?

A causa principal da doença periodontal e a placa bacteriana, porém, algumas doenças gengivais podem ser agravadas por problemas de saúde, como: diabetes, medicamentos, cigarro, gravidez.

Como eu posso saber se eu tenho Doença Periodontal?

O sinal mais evidente é o sangramento, mas é preciso estar atento também para: mobilidade dentária, inchaço gengival, alterações na posição dos dentes ou da gengiva. Se tiver dúvidas, procure o periodontista.

Após o tratamento periodontal, eu preciso retornar em consultas com o periodontista?

Sim. A doença periodontal é uma doença clínica e que sempre pode se agravar caso não sejam realizadas consultas de rotina com o intuito de manter a saúde bucal. Por isso, são necessárias consultas para controle e manutenção do tratamento, para assegurar a estabilidade da saúde alcançada com o tratamento que são determinadas pelo seu dentista de acordo com a sua necessidade.

Para o tratamento dessas doenças é necessário uma consulta com o periodontista para que ele possa planejar um plano de tratamento adequado a cada situação.

Comentários