O aparelho ortodôntico ou aparelho dentário é utilizado para corrigir ou alinhar a posição dos dentes, não somente por motivos estéticos, mas também por motivos de ordem funcional ou de má oclusão (mordida errada).

A ortodontia é a especialidade que trata e previne as alterações de posicionamento dos dentes e também do crescimento e desenvolvimento dos maxilares.

O tratamento ortodôntico é realizado através de forças exercidas nos dentes por um aparelho odontológico ou dentário que deve ser selecionado para cada tipo de paciente, são estas forças que vão permitir efetuar a correção ou alinhar a posição dos dentes.

A duração do tratamento é bem variável , dependendo do caso, podendo se estender entre 1 a 3 anos .

Com a evolução da odontologia e dos tratamento dentários atualmente existem diversos tipos de aparelho ortodônticos são eles: o aparelho fixo convencional – ele é constituido por brackets e um arco , o aparelho fixo autoligado que consiste num tipo de aparelho fixo que dispensa o uso das borrachinhas, os aparelhos estéticos, feitos com materiais com a cor semelhante ao dente e por fim, o aparelho móvel que pode ser removido da boca pelo próprio paciente.

É muito importante uma consulta com o ortodontista para que ele avalie qual tipo de aparelho e qual tipo de tratamento é o mais indicado para o paciente.

Comentários